Seja bem-vindo (a) ao blog "Química no DJB"! Este é um espaço dos estudantes do Colégio Estadual Dom João Braga (Pelotas, RS) para divulgação de suas produções nas aulas de Química a partir de 2013. É um espaço de valorização dessas produções e de troca de aprendizagens, com estímulo à criatividade e à reflexão. Aqui serão publicados textos, imagens, fotos, vídeos que venham a ser produzidos nas aulas de Química, sempre com a mediação do professor deste componente curricular, quem vos escreve. =D Além disso, esta é mais uma via de comunicação professor-estudantes para possam ser disponibilizados materiais para as atividades a serem desenvolvidas. Explore os tópicos, comente-os!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Mulher Bebe Coca-Cola em vez de água por 16 anos

[06/2013] Uma mulher de 31 anos de idade em Mônaco foi recentemente admitida no hospital depois de sofrer crises de arritmia e desmaios. Seus níveis de potássio foram encontrados absurdamente e perigosamente baixos. Estes são sinais de alerta ruins para a mulher que não tinha histórico familiar de problemas cardíacos. Investigações posteriores revelaram que a paciente não tinha tomado um gole de água em 16 anos, em vez disso ela bebia apenas refrigerante de cola.
Os médicos disseram a ela para parar de beber coca-cola, e, então, prontamente escreveu um artigo descrevendo o caso.
Este é um dos casos, como no filme Super Size Me (A Dieta do Palhaço), que não é realmente indicado para nada além do caso específico que ele descreve. No filme, o cineasta Morgan Spurlock consumiu nada além de McDonald's em um mês inteiro, e descobriu que a sua saúde se deteriorou rapidamente. É claro que isso aconteceria; nem mesmo os executivos do McDonalds sugeririam que alguém realmente fizesse isso.
Este, porém, foi um filme sobre uma experiência, não a vida real de alguém. E, por isso, é fascinante ver que tipo de dano tal escolha extrema de dieta pode fazer para o corpo de uma pessoa. 

A paciente aparentemente bebeu cerca de dois litros de coca-cola todos os dias! Aqui estão os efeitos:
- O nível de potássio no sangue da paciente foi de 2,4 mmol/L. Os níveis sanguíneos de potássio normais para uma mulher da sua idade deveriam ter sido cerca do dobro.
- Um intervalo QT é o tempo entre o início da onda Q e o fim da onda T no coração de um paciente. É dependente da frequência cardíaca, mas é um indicativo de outras coisas. Um intervalo QT prolongado sugere arritmia grave e poderia indicar a morte. O intervalo QT desta paciente foi de 610 ms. Um intervalo QT normal para uma mulher de sua idade deveria ter sido não mais do que 450 ms.
A paciente sofria desmaios graves.
Por incrível que pareça, assim que os médicos tiraram a paciente de seu hábito de tomar coca-cola, seus níveis de potássio e intervalos QT voltaram quase ao normal. Dentro de uma semana, o seu intervalo QT foi de 430 ms e os seus níveis sanguíneos de potássio retornaram a 4,1 mmol/L. É incrível a quantidade de tortura da qual o corpo humano pode se recuperar!



Você pode assistir ao documentário a Dieta do Palhaço abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário