Seja bem-vindo (a) ao blog "Química no DJB"! Este é um espaço dos estudantes do Colégio Estadual Dom João Braga (Pelotas, RS) para divulgação de suas produções nas aulas de Química a partir de 2013. É um espaço de valorização dessas produções e de troca de aprendizagens, com estímulo à criatividade e à reflexão. Aqui serão publicados textos, imagens, fotos, vídeos que venham a ser produzidos nas aulas de Química, sempre com a mediação do professor deste componente curricular, quem vos escreve. =D Além disso, esta é mais uma via de comunicação professor-estudantes para possam ser disponibilizados materiais para as atividades a serem desenvolvidas. Explore os tópicos, comente-os!

domingo, 12 de janeiro de 2014

Breaking Bad e o efeito fotoelétrico


No episódio estreia de da série de TV "Breaking Bad", o professor da química Walt White realiza uma demonstração em que ele muda a cor de uma chama do Bico de Bünsen por pulverização da chama com produtos químicos. Veja só:









Deixando a péssima atitude do aluno na aula de lado, vamos à Química! Isso é até bem simples de fazer! Nós, durante as aulas de Química no DJB, já fizemos um experimento parecido. Para entender como isto acontece, você pode consultar nossa outra postagem AQUI!

Assim, diferentes cores são se dão em função de diferentes cátions existentes nos sais:

- Vermelho escuro = cloreto de lítio 
- Vermelho = cloreto de estrôncio (encontrado em chamas de emergência)
- Laranja = cloreto de cálcio (um pó de branqueamento) 
- Amarelo = cloreto de sódio (sal de mesa) ou carbonato de sódio 
- Verde = sulfato de cobre (encontrado em alguns produtos de piscina e aquário) 
- Azul = cloreto de cobre (laboratório de química, mas diferente compostos de cobre encontrados em algicidas e fungicidas podem funcionar).

Esses sais são utilizados para dar cor aos fogos de artifício.




Nenhum comentário:

Postar um comentário