Seja bem-vindo (a) ao blog "Química no DJB"! Este é um espaço dos estudantes do Colégio Estadual Dom João Braga (Pelotas, RS) para divulgação de suas produções nas aulas de Química a partir de 2013. É um espaço de valorização dessas produções e de troca de aprendizagens, com estímulo à criatividade e à reflexão. Aqui serão publicados textos, imagens, fotos, vídeos que venham a ser produzidos nas aulas de Química, sempre com a mediação do professor deste componente curricular, quem vos escreve. =D Além disso, esta é mais uma via de comunicação professor-estudantes para possam ser disponibilizados materiais para as atividades a serem desenvolvidas. Explore os tópicos, comente-os!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

[LITERATURA CIENTÍFICA] Um cientista na cozinha

Um cientista na cozinha


Hervé This. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo: Ática, 1996. 240 p.




SINOPSE: Como transformar, em poucos segundos, uma mistura quente num sorvete saboroso? Por que o leite derrama quando ferve e a água não? Como fazer 24 litros de maionese com uma única gema de ovo? Por trás dos muitos truques e segredos passados de mãe para filha, que dão um 'toque especial' em determinadas receitas, existem explicações científicas. É o que mostra o autor - redator-chefe da revista francesa Pour la Science e exímio mestre-cuca - neste livro inovador que revela os segredos da química culinária através de muita criatividade, humor e conhecimento.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=55144


RESENHA - Attico Chassot - Química Nova na Escola



Este livro está disponível na biblioteca do Dom João Braga!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

[LITERATURA CIENTÍFICA] Os Botões de Napoleão


Sinopse - Os Botões de Napoleão - As 17 moléculas que mudaram a história




Será que podemos explicar o fracasso da campanha de Napoleão na Rússia, em 1812, por algo tão insignificante quanto um botão? Com estilo cativante, temperado por diversas histórias curiosas, os autores fazem uma fascinante análise de 17 grupos de moléculas que - como o estanho dos botões dos uniformes do exército napoleônico que se desintegraram no frio do inverno russo - influenciaram a história mundial e produziram grandes feitos e avanços. Além disso, determinaram o que hoje comemos, bebemos e vestimos.
DICA: Este livro está disponível na biblioteca do Dom João Braga!

sábado, 21 de dezembro de 2013

[EM PELOTAS] Museu Farmacêutico Moura

Uma dica para curtir ciência nessas férias é a visita ao Museu Farmacêutico Moura em Pelotas - RS.

Clique para ampliar

"O Museu Farmacêutico Moura adota como missão registrar, preservar e expor a evolução da indústria farmacêutica em Pelotas e no mundo, e também a história do medicamento na evolução do homem, cumprindo assim um papel social importante de resgate da história e da memória, levando ao público o conhecimento e consequente valorização da profissão farmacêutica."


Museu Farmacêutico Moura
Rua XV de Novembro, 610  – Pelotas
Fone. (53) 21282128

Curta também no facebook: https://www.facebook.com/museumoura


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

[Sessão de Cinema] Máquina do Fim do Mundo (2008)

SINOPSE: A “Máquina do Fim do Mundo” (2008) foi finalmente posta em funcionamento e o mundo não acabou… pelo menos por enquanto… E enquanto ele não acaba, a BBC traz até você esse fantástico documentário que apresenta o Professor Brian Cox visitando Genebra para observar o maior Colisor de Hádron da CERN – Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear): uma máquina de 27 quilômetros de comprimento!


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

[LITERATURA CIENTÍFICA] Os ferrados e os cromados

Seguidamente aqui no blog tentarei postar alguma literatura que envolva o conhecimento científico. Um exemplo disso é o livro "Ferrados e cromados".

Os ferrados e os cromados - Produção social e apropriação privada do conhecimento químico - MansusLufti

O emprego de novas tecnologias não depende só das disponibilidades postas pelo desenvolvimento tecnológico. Envolve pagamentos de "know-kow", custos de matéria-prima, demanda de mão-de-obra e exigências de mercado. Conhecer uma empresa é conhece-la como um todo e não nos isolarmos na técnica de produção, até mesmo se nossa preocupação principal for apenas essa. A tecnologia não se explica sozinha.

Os ferrados e os cromados - Produção social e apropriação privada do conhecimento químico - MansusLufti





Ah, este livro está disponível na biblioteca do Colégio Estadual Dom João Braga! =D

Você sabe tudo sobre The Big Bang Theory?


Uma série que gosto muito e que tem tudo a ver com Ciência! Que tal testar os seus conhecimentos sobre The Big Bang Theory? Faça o teste abaixo: