Seja bem-vindo (a) ao blog "Química no DJB"! Este é um espaço dos estudantes do Colégio Estadual Dom João Braga (Pelotas, RS) para divulgação de suas produções nas aulas de Química a partir de 2013. É um espaço de valorização dessas produções e de troca de aprendizagens, com estímulo à criatividade e à reflexão. Aqui serão publicados textos, imagens, fotos, vídeos que venham a ser produzidos nas aulas de Química, sempre com a mediação do professor deste componente curricular, quem vos escreve. =D Além disso, esta é mais uma via de comunicação professor-estudantes para possam ser disponibilizados materiais para as atividades a serem desenvolvidas. Explore os tópicos, comente-os!

terça-feira, 25 de junho de 2013

[TURMAS 211, 212, 215 e 216] Simulação de bombardeamento dos modelos de Thomson e Rutherford usando partículas alfa.

Olá, pessoal! 

Disponibilizo aqui a simulação feita pela Universidade do Colorado (EUA)  de bombardeamento de átomos com partículas alfa (positivas) nos modelos de Thomson (modelo pudim de passas ou panetone) e o de Rutherford (modelo sistema solar).

Para funcionar é necessário possuir no computador o Java que vocês podem fazer o download aqui: http://www.java.com/pt_BR/

Após instalar o Java (demora um tempinho), clique na imagem abaixo e o download será feito automaticamente.

Simulem a vontade! 

Abraço. 

Prof. Robson Simplicio.

Dispersão de Rutherford
Clique para Iniciar

[TURMAS 211, 212, 215 e 216] Evolução dos modelos atômicos: Thomson e Rutherford


Olá, pessoal.



Envio AQUI os slides das aulas sobre modelos atômicos. 


Abaixo disponibilizo para vocês o vídeo para estudarem os modelos de átomos propostos desde a Grécia antiga até Rutherford. Lembrando-os que ainda não estudamos o modelo atômico proposto por Bohr.



Bons estudos!

Abraço.
Prof. Robson Simplicio

segunda-feira, 10 de junho de 2013

[TURMAS 211, 212, 215 e 216] Segurança no Laboratório

Pessoal, como prometido, os slides da aula estão AQUI para download.

Disponibilizo também o vídeo que vimos em aula com o Mr. Bean nos ensinando o que NÃO DEVEMOS FAZER EM UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA!

Assistam:


Abraço!